Vida na Natureza

Faça seu evento aqui

Trilhas de Bike


Pedal mostra as belezas da Guaricana

Participantes de passeio de aventura percorreram região que é formada por Araucárias e grande diversidade de Mata Atlântica
Os passeios de bike da Eco Guaricana ocorrem em um trecho que circunda a frente do campo base em cerca de 18 km. Passeios de percursos maiores na região são de 44 km ou mais.

Em novembro, houve a participação de um grupo de nove pessoas que não conhecia esta região na área rural de São José dos Pinhais. A antiga estrada para Santa Catarina, que também era usada para chegar ao Litoral do Paraná, traz muitas belezas formadas por centenas e centenas de hectares de mata nativa.
“Eu moro em um condomínio na área rural e conheci de perto o que já me falavam há muitos anos, de que São José dos Pinhais proporciona ótimos passeios dentro da natureza”, destaca o empresário Eroni Sebben.

  


Para Juliana Picanço, foi um momento de ir além do que imaginava. “Andamos muito de bicicleta nas colônias da cidade, que são muito bonitas, e esta região aumenta ainda mais as opções de pedalar entre as chácaras”, elogia Juliana Picanço.

Atualmente, Área de Proteção do Estado, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), está na pauta dos deputados federais a criação do Parque Nacional da Guaricana. O Projeto Lei formalizaria o surgimento de uma das principais reservas federais de Mata Atlântica do País e o sexto parque nacional do Paraná. 


A região da Guaricana fica a pouco mais de 20 km do centro de São José dos Pinhais, formada por bairros como Contenda e Roça Velha. As estradas rurais geram um ótimo cenário para a prática de esportes de aventura e passeios de contemplação. O trecho entre São José dos Pinhais e o Litoral, na divisa do município com Guaratuba e Morretes, compreende uma vasta biodiversidade que tem sido interesse de projetos eco turísticos das três esferas governamentais. Duas usinas hidrelétricas da Copel, a da Chaminé (anos 30), e a da Guaricana (anos 50), ainda funcionam na região. Informações sobre a Eco Guaricana (41) 9918-5447 e luci.ane@ecoguaricana.com.br.